Vamos Deixar as Fraldas!
O controlo dos esfíncteres não é um reflexo fisiológico simples porque depende de um processo de amadurecimento e maturação neurológica que normalmente ocorre por volta dos dois anos de idade.É uma aprendizagem que exige muita paciência, sem demasiada insitência, sem castigos e sem uma tentativa demasiado precoce, evitando assim causar stress tanto às crianças como aos adultos.
Assim, a criança não deve ser obrigada a permanecer sentada no bacio mais de 5 ou 10 minutos. Este treino não deve ser dramatizado mas sim integrado na aprendizagem diária das crianças com a mesma importância com que aprendem a ser autónomas noutras tarefas como comer ou vestir.
As crianças devem ser motivadas às mesmas horas, criando inicialmente uma rotina consistente. Esta motivação deve ser feita sempre que possível quer consigam ou não fazer o que se pretende, isto é, devemos festejar quando fazem "xixi" ou "cocó" no bacio e mostrar-lhes para perceberem que têm sucesso. Não devemos punir, castigar, humilhar ou desmotivá-las quando tal não acontece, porque o objetivo é encorajá-las a progredir.
Aqui ficam algumas dicas importantes:
* É importante mostrar às crianças as conquistas obtidas;
* A ingestão de líquidos à noite deve ser controlada;
* Devem usar roupas práticas para que possam despir-se sozinhos;
* Devem vir para a Creche com cuecas vestidas por cima da fralda;
* Ter sempre uma muda de roupa completa de acordo com a estação do ano;
* Calçado lavável e confortável;
* Evitar bacios com formas divertidas para não correr o risco da associação do bacio a um jogo ou brincadeira.
Uma vez que é um processo gradual a comunicação pais-escola é fundamental. Por isso é importante que o desfralde também seja feito em casa.
Para todos os pais de bebés ainda pequenos resta-me dizer que o saber não ocupa lugar ;)
Teresa Martins, Educª Infª