Solidariedade Diária

 

Se olharmos para o significado da palavra solidariedade encontramos definições como: "...ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.", "...sentimento que leva a prestar auxílio a alguém." ou "responsabilidade recíproca entre elementos de um grupo social, profissional, institucional ou de uma comunidade.", e é exatamente isto que presenciamos diáriamente.

É um facto que as situações de interação entre as crianças do nosso grupo sejam, na sua maioria, egocêntricas. Não é por acaso que nesta idade partilhar é muito difícil,mas uma vez que se encontram no estádio pré-operatório defendido por Piaget, esta é uma fase em que as crianças se concentram em si mesmas e não se conseguem colocar no lugar do outro com tanta facilidade como os adultos. Isto resulta obviamente em atitudes egocêntricas que nem sempre são bem aceites, lembrem-se das "lutas" por brinquedos ou da típica frase "é meu", que tantas vezes teimamos (por vezes exageradamente) contrariar.

A partilha é um valor muito importante e deve ser incentivado desde cedo, mas não podemos acelerar a aquisição da maturidade dos nossos meninos e devemos lembrar-nos que até uma determinada idade eles estão no centro de tudo o que os rodeia.

No entanto, (e não me querendo perder o raciocínio) embora muito egocêntricos, os nossos meninos têm gestos tão solidários e tão genuinos que além de nos darem o prazer de podermos presenciar momentos únicos, por vezes nos fazem esquecer, como eles próprios se esquecem, que há dois minutos atrás estavam a chorar porque queriam o mesmo pedaço de plasticina.

As fotos de hoje registam o momento em que uma criança está no bacio e todas as outras lhe levam brinquedos uma vez que ela está impossibilitada de se deslocar. Acabou por se tornar um "jogo" divertido, como podemos observar pela quantidade de brinquedos que tem à sua volta. Alguns minutos depois outros meninos se juntaram para brincar.

Esta situação já se verificou com outras crianças, tornou-se um hábito, quase que os ouvimos: "Não podes sair do pote, não te preocupes, eu levo-te coisas para brincares.".

Esta atitude natural é um ato de bondade com o próximo, uma união de interesses e simpatias, uma prestação de auxílio e uma responsabilidade entre elementos do grupo, ainda que no meio de tudo isto haja também muita brincadeira, muita inocência e um simples jogo entre crianças tão pequenas, mas se refletirmos bem ... fossem assim todos os que crescem!

Teresa Martins, Educª Infª.