Os puzzles são nossos amigos
Sabemos que todas as escolas têm puzzles, sabemos também que as famílias que têm crianças, na sua maioria, têm puzzles. A questão que se coloca é : será que sabemos a sua verdadeira importância? Ou o objetivo é saber fazer um puzzle de quatro, seis, oito e cada vez mais peças?
Certamente que a maioria dos adultos não sabe como ajudar as crianças a trabalhar com um puzzle, porque também não sabe para que serve. Muitas vezes dizemos : "Essa peça não é aí" ; " estás a fazer isso mal.", mas na verdade, enquanto a peça não é encaixada no seu devido lugar, estão a ser desenvolvidas muitas competências às quais devemos estar atentos.
Ajuda a desenvolver capacidades cognitivas na medida em que fazem melhorar o raciocínio e aumentam a perceção visual e espacial, além de oferecer às crianças uma enorme variedade de temas(animais, transportes, etc.). No que diz respeito às capacidades motoras, o facto de agarrar nas peças uma a uma e colocá-las no devido lugar ajuda a desenvolver algumas competências essenciais para o futuro (como por exemplo aprender a escrever), facilitam o desenvolvimento da coordenação oculó-manual e ainda proporcionam momentos de socialização uma vez que podem ser realizados em conjunto com outras crianças ou adultos e ajuda na resolução de problemas a vários níveis.
Os puzzles têm sido muito procurados na nossa sala e temos meninos que os resolvem com muita facilidade, por isso temos de aumentar do nível de dificuldade para os estimular ainda mais.
Algumas crianças, embora tenham algumas dificuldades com puzzles mais simples, mostram-se bastante persistentes.
As capacidades do grupo variam de criança para criança e por isso não podemos basear-nos na idade cronológica para definir competências para a realização de puzzles com sucesso. Dentro da faixa etária da nossa sala há crianças que ainda não conseguem fazer puzzles de 4 peças, mas há crianças que já fazem puzzles de 6 peças (e 8 com orientação).
É preciso ter alguma paciência. Para os adultos o que é básico, um dia já foi difícil, e para os nossos meninos tudo o que agora lhes parece difícil, um dia vai ser básico ;)