O poder da música

O desenvolvimento da percepção auditiva é um dos pilares da construção do conhecimento musical. Existe uma relação entre a qualidade do ambiente musical que é vivido na infância e a capacidade de uma pessoa adulta entender os elementos da música.

É desde cedo que a música transmite tranquilidade. Não é por acaso que há estudos que provam os seus benefícios quando o bebé ainda se encontra no ventre da mãe, tornando-se ao longo de toda a vida um elemento importante a vários níveis.

Assim, a música quando é bem trabalhada desenvolve o raciocínio, a criatividade, a auto disciplina,a consciência rítmica e estética e outras aptidões fundamentais. Por isso, deve ser aproveitada nas atividades educacionais desde a Creche/Pré-escolar.

Os instrumentos musicais não são, para as crianças, apenas objectos que fazem "barulho". Além de lhes dar imenso prazer poder explorá-los à sua maneira, eles são muito bons para desenvolver a coordenação motora e a memória.

A música ainda beneficia na fala, através das músicas infantis, onde as sílabas se repetem e rimam, fazendo com que as crianças a pouco e pouco entendam o significado das palavras com o auxílio dos gestos que se fazem ao cantar.

Em conclusão... aprendemos muito com a música, e quanto mais cedo melhor ;)

Quantas músicas e sons nos lembram a nossa infância?

Quantos sentimentos e emoções são "revividos" quando ouvimos músicas especiais?

Muitos, de certeza!