Adaptação ao Meio Aquático
Não é novidade que o exercício físico é recomendado durante todo o nosso percurso.
E as actividades aquáticas são as mais indicadas para os jovens e crianças!
Felizmente tenho a oportunidade de frequentar a piscina com os meus grande pequenos num período lectivo, ainda que considere que esta actividade deveria realizar-se durante todo o ano. Mas entendo que a logística e os recursos das Piscinas Municipais não o permitam.
É sempre uma festa quando vamos à piscina, uma vez que as crianças saem do espaço escolar habitual e isso por si so já é uma aventura!
O contacto com a água permite à maioria das crianças familiarizar-se com o meio (por muitos desconhecido) e ainda aperfeiçoar técnicas e habilidades motoras que necessitam de alguma técnica, como a respiração, a propulsão, o equilibrio ou a posição corporal!
Enganem-se os que acham que vamos para uma aula de “natação”, não é ao acaso que o programa se chama “Adaptação ao Meio Aquático”, e no fundo é mesmo isso que significa.
As crianças aprendem, num mundo novo, reflexos e novas capacidades até então não exploradas.
Esta actividade permite ainda trabalhar a responsabilidade e a autonomia. Todas as crianças são responsáveis pelos seus pertences e sabem reconhece-los. É também uma boa altura para incentivá-las a vestir/despir, calçar/descalçar, bem como reforçar práticas de higiene que serão transversais durante toda a vida.
Também brincam muito e engolem muita água, mas não se aflijam. Os profissionais da área que nos acompanham sabem bem como agir e afinal de contas isso acontece a todos!

