Desenvolvimento emocional
Tal como todos os anos, está a chegar o Dia do Pai!
Andamos a tratar das prendinhas para oferecer, como já é habitual.
Mas existe uma questão muito importante sobre a qual nos devemos sempre debruçar!
O número de famílias destruturadas, mães solteiras, crianças adotadas, pais ausentes e até mesmo crianças que já não têm a felicidade de ter um, ou ambos os pais consigo, é infelizmente uma realidade dos dias que correm. Por isso, mais importante do que fazer uma prenda para o pai, ou focar toda a pedagogia no pai, como figura masculina e indispensável, é necessário educar as crianças para os afetos no geral, não só nestes dias como também ao longo do ano, embora existam datas como esta, que proporcionam a abordagem desta temática em diversos contextos.
A par dos afetos surgem as emoções e os sentimentos, e é sobre isso mesmo que temos andado a trabalhar.
Desde cedo que as crianças precisam de cuidados sensíveis como a troca de gestos afectivos e emocionais, que ajudam a desenvolver capacidades de segurança, amor, solidariedade, amizade,confiança, empatia e por aí fora.
É preciso criar relações afetivas e sólidas para que as crianças aprendam a ser mais solidárias, compreendendo os sentimentos dos que as rodeiam e para que possam também refletir sobre os seus desejos e sentimentos.
Nem sempre é fácil lidarmos com os sentimentos, afetos e emoções das crianças de uma forma madura e construtiva, mas somos responsáveis na medida em que temos o dever, como adultos, de lhes proporcionar interações sensíveis e de qualidade.
Na nossa sala fazemos reflexões, várias vezes ao dia, sobre o que sentimos, sobre o nosso comportamento e até fazemos jogos onde tentamos recorrer à memória para identificar situações que nos tenham deixado tristes, felizes, assustados e até que nos tenham feito chorar!
Se é importante as crianças crescerem fortes e saudáveis fisicamente, o desenvolvimento emocional tem um papel igualmente fundamental. Cada vez mais, tendo em vista a conjuntura social em que vivemos!
Deixo-vos aqui as imagens que temos expostas na sala e que nos têm sido muito úteis. Já são muito conhecidas dos nossos pequenos grandes amores!
Confiram!