A Importância da Rotina Diária

Ao longo dos meus ( curtos) quase nove anos de experiência profissional, tenho-me deparado com algumas dificuldades. Uma delas é conseguir explicar a importância do tempo de acolhimento que faz parte de uma sequência de acontecimentos, que por todos é apelidado de rotina, tanto na Creche como no Pré-escolar.

É de extrema importância a aquisição de certos hábitos, uma vez que constituirão a base de aprendizagens em etapas posteriores e por isso mesmo é que a rotina diária deve ser previsível – organizada e consistente – mas suficientemente flexível para oferece às crianças uma sequência de acontecimentos que elas podem seguir e compreender e, aos adultos, a organização do  tempo com as crianças, de modo a oferecer-lhes experiências e aprendizagens motivadoras. Além disso, quando a rotina é consistente, permite à criança aceder a tempo suficiente para perseguir os seus interesses, fazer escolhas e tomar decisões, e resolver problemas à dimensão da criança no contexto dos acontecimentos que vão surgindo.

Estes contextos habituais, proporcionam uma componente regular que  dá às crianças muita segurança e que por isso são fundamentais, tanto para a vida escolar como para a vida familiar, porque lhes permite lidar mentalmente com relações de tempo, como o antes e o depois, o simultâneo, o sucessivo, etc.

Uma vez definidos estes contextos, é necessário mantê-los com regularidade e não os alterar. Desta forma e uma vez que o dia começa em grande grupo com o tempo de acolhimento, é nesse mesmo momento que devem ser iniciadas algumas aprendizagens ativas que são propostas diária e regularmente, isto é, todos os dias cantamos os "bons dias", marcamos as presenças e referimos "quem está ou não na escola". A marcação diária das presenças de cada criança num quadro próprio é um experiência e desafiante, tornando-se uma tarefa habitual que integra o início das atividades e da gestão do tempo.

O que a maioria desconhece, é que a simples tarefa de "marcar a presença" é uma atividade que fomenta a autonomia, a segurança, a autoestima, incentiva a expressão oral e possibilita também melhorar e alargar o vocabulário, entre tantas outras coisas.

Além disso podemos introduzir novas experiências que lhes proporciona o aperfeiçoamento da motricidade fina e o contacto com palavras escritas nomeadamente o seu próprio nome. Todas as crianças têm o direito a ter as mesmas oportunidades, mas infelizmente e para uma melhor gestão pedagógica, não podemos alterar a rotina para beneficiar alguns porque estariamos a desrespeitar e prejudicar outros.

Assim, é bom refletirmos sobre o papel da rotina diária no desenvolvimento das nossas crianças, que tem vindo a ser identificado como fundamental, uma vez que desde o seu nascimento deverão ser estabelecidos horários ,nomeadamente no que se refere à higiene , alimentação e sono. As rotinas diárias ensinam às crianças a noção de passagem do tempo e o que é esperado acontecer em cada altura do dia representando segurança.

A verdade é que mais cedo ou mais tarde todos nós somos "obrigados" a ter uma rotina.... e não é que se não a tivessemos tudo seria mais complicado???

 

Teresa Martins, Educª Infª.